Foto: Lenny Climb
Foto: Studio Caravana
Alguns equipamentos para uma ascensão segura
Sapatilha para a prática da escalada
Compartilhe
Escalada
Caravana da Aventura | Da Redação
Onde praticar?
- Balneário Camboriú (SC)
- Caconde (SP)
- Campos do Jordão (SP)
- Canela (RS)
- Carrancas (MG)
- Caxias do Sul (RS)
- Chapada dos Veadeiros (GO)
- Foz do Iguaçu (PR)
- Ibitipoca - Distrito de Lima Duarte (MG)
- Ilha do Mel (PR)
- Monte Verde - Camanducaia (MG)
- Natal (RN)
- Ouro Preto (MG)
- Parque Nacional da Serra do Cipó (MG)
- Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ)
- Parque Nacional da Tijuca (RJ)
- Parque Nacional do Iguaçu (PR)
- Parque Nacional do Itatiaia (RJ)
- Petar - Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (SP)
- Pirenópolis (GO)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Serra da Bocaina (RJ)
- Socorro (SP)
- São Bento do Sapucaí (SP)
- São Francisco Xavier-Distrito de São José dos Campos (SP)
- Visconde de Mauá (RJ)
“Esporte que consiste na escalada de montanhas e paredões artificiais, no caso da prática indoor (ambiente fechado)”. Esta é a definição de escalada.
No entanto muitas pessoas de forma equivocada associam a atividade ao alpinismo, um erro bem comum, porém que incomoda os amantes do esporte.
Vale ressaltar que o alpinismo se refere à prática realizada nos Alpes, por isso recebe tal nome. Logo, é correto afirmar que a escalada é toda a ação praticada nas montanhas que não são localizadas no Alpes Suíços.
Quando o assunto é escalada, é importante também ressaltar que a maior conquista da classe de escaladores se deu em 1953, quando o Monte Everest, considerado a maior montanha do planeta, teve seus 8848 m vencidos pelo homem.
Dicas de segurança: A prática da escalada exige técnica, muita força física e preparo emocional. A prática da modalidade de forma segura depende de um treinamento básico e de muita prudência aliada ao respeito dos limites do homem.
Pede-se que a atividade seja sempre realizada em dupla. Neste caso, o primeiro escalador avança pela via enquanto o segundo lhe dá segurança para só depois fazer sua ascensão.
Por ser um esporte onde o risco está sempre presente, acidentes não são raros e muitos deles podem levar à morte. Por isso são indispensáveis uma segurança competente, treinamento e o uso adequado do equipamento.
Não é aconselhável que a prática seja feita sem um curso básico ou com a ausência de um guia experiente. Um curso pode ser feito em dois finais de semana com atividades práticas e algumas horas de teoria.
A idade mínima indicada para se iniciar no esporte é de 14 anos. Antes disso a garotada pode ir dando seus primeiros passos em locais que oferecem a prática indoor.